Skip to main content

Aprendendo a nadar depois dos 40 anos

A pergunta mais comum que ouço, é: Aprendo a nadar depois de “velho”? A resposta é sim. Aprendemos sempre, independente da idade, pois nosso cérebro tem uma grande capacidade de armazenar informações – de qualquer natureza, inclusive motoras – assim podemos aprender ou reaprender coisas, e ou movimentos comprometidos por lesões ou traumas.

É verdade que alguns indivíduos tem menor ou maior facilidade em determinados movimentos, e isso vai depender dessa memória motora adquirida desde a nossa infância.

Com o passar do tempo, perdemos naturalmente a capacidade aeróbica, força, coordenação e flexibilidade o que não é impedimento nenhum para prática de natação, uma das atividades físicas mais completas e saudáveis para o corpo …e para a mente.

Nesta faixa etária o stress é muito comum, devido a vida atribulada, seja com o trabalho, ou responsabilidades, familiares, e a natação vem justamente ajudar no relaxamento, concentração e liberação de energia

Muitos são os benefícios proporcionados pela prática da natação como: Controle da pressão arterial, osteoporose, obesidade, melhora a função cardio vascular e pulmonar, enfermidades da coluna vertebral,
como hérnia de disco, escoliose, lordose acentuada, e tantos outros.

Quando nos movimentamos , ficamos mais felizes, pois liberamos endorfina. Aprendendo coisas novas aumentamos o número de neurônios centrais e periféricos, que nos mantem mais ativos, mental e fisicamente.

É comum algumas pessoas terem medo de água, seja por alguma experiência negativa, ou por ter presenciado algum fato desagradável. A fobia em colocar o rosto na água é comum, bem como ficar em flutuação, mas esses obstáculos são facilmente vencidos com adaptação ao meio liquido, e sequencias de exercícios pedagógicos onde o aprendizado com um acompanhamento profissional e adequado se torna agradável , e
cada etapa superada torna o aluno mais confiante e sua auto estima mais elevada.

E o contato com a água que antes era visto com ressalvas, se torna prazeroso e agradável. As funções respiratórias melhoram, a disposição para outras atividades aumentam.

Diante de tudo isto que você leu, que tal aprender a nadar? Além de saudável, com certeza você vai gostar!!!!

Mirian Milaré da Rocha
Professora de natação e hidroginástica
CREF Nº 086751-G SP

nadar, Natação, piscina, qualquer idade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *